Corredor Gordinho Tem Mais Saúde que o Magrinho Sedentário

Categoria: Colunistas Publicado: Terça, 15 Agosto 2017 Escrito por Luis Carlos Moraes

Se observarmos a chegada de uma prova acima de 5km com um número grande de participantes certamente vamos assistir muitos “gordinhos” chegando à frente de muitos magrinhos. E mais, chegam “inteiros” como se diz no popular sem expressão de sofrimento queimando a língua de muita gente que pensa que gordinho não pode correr.

Outra questão não verdadeira é associar o gordinho à falta de saúde. Nem sempre isso é verdade especialmente porque estamos falando de gordinho que faz exercício e também corre. Os marcadores principais de saúde que são o condicionamento cardiovascular, o colesterol total baixo, o colesterol bom HDL alto e o colesterol ruim LDL baixo são melhorados em qualquer pessoa que faz exercício físico. O gordinho que estamos falando certamente tem uma saúde melhor do que um magrinho sedentário.

Costumo citar que entre todos os hábitos de vida saudável o exercício é o que leva a todos os outros. Quem começa fazer só dieta para emagrecer dificilmente sente vontade de fazer exercício por causa da dieta haja vista tantas pessoas que se matriculam em bons programas como o Vigilante do Peso, emagrecem e depois engordam tudo de novo. Já quem começa pelo exercício começa a emagrecer e naturalmente sente vontade de fazer um controle alimentar para melhorar o rendimento do exercício que está gostando de fazer. O fato de um sujeito estar fazendo exercício já há algum tempo, correndo e ainda estar meio gordinho não significa que nada deu certo. Portanto, ao ver um corredor gordinho treinando na rua não o subestime, não duvide e nem ria dele porque ele pode chegar na sua frente na próxima corrida. Na ilustração Kelly Gneiting tricampeão norte-americano de sumô de 183 kg entrou para o livro dos recordes como o homem mais gordo do mundo a completar uma maratona em 9h48min52. Se ele pode você, eu e qualquer um pode.

Luiz Carlos de Moraes
Profissional de Educação Física

Acessos: 57

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar